Sua majestade o celular

O celular deve ficar próximo o suficiente para utilizamos quando for absolutamente necessário e distante o suficiente para não atrapalhar a conversa frente a frente.

Próximo o suficiente para usarmos algum aplicativo que se faz necessário naquele momento e distante o suficiente para não se transformar no centro das atenções.  

Próximo o suficiente para enviar e receber uma mensagem e distante o suficiente para não tomar conta do espaço.

Nada é pior do que atender o celular durante uma reunião ou uma refeição. É falta de educação atendê-lo, a não ser em casos especiais. Digamos que vamos para uma reunião e temos uma situação de urgência ou um problema para resolver. Nesse caso, é de bom tom avisar aos demais que o celular ficará ligado e explicar por quê. Fora isso, o educado é desligar o celular ou deixar no modo silencioso. Aliás, qualquer forma de interrupção deve ser evitada. Se você recebe uma pessoa na sua sala, é horroroso atender telefonemas durante a conversa e, igualmente durante uma refeição.

É comum vermos grupos de amigos e todos de celular na mão enviando e recebendo mensagens. Não creio que sejam mais importantes do que as pessoas ali presentes. Se for assim, porque então estar com elas?

Afinal, queremos tanto interagir com as pessoas quando estão distantes, mas quando estamos próximas não sabemos o que fazer e até mesmo o que dizer. Para usar de metáfora, fica parecendo um garoto que está apaixonado pela menina, envia mensagens pelo celular, muitos recadinhos e quando chega frente a frente com a tão sonhada garota, não tem palavras e não sabe como agir.

Ora, ora, namorar à distância também pode ser bom, mas nada melhor que o olhar, o toque e a presença física.

Com certeza não é sobre a mesa que o celular deve ficar, a não ser que esta seja uma mesa de reuniões e vamos utilizá-lo para dar andamento ao trabalho.

É só uma questão de mudança de hábitos. Vamos praticar?